Barra de São Miguel 2017-12-28T12:07:53+00:00
Barra de São Miguel - Alagoas

A Barra de São Miguel é um município brasileiro localizado no litoral sul do Estado de Alagoas. O município também faz parte da Região Metropolitana de Maceió.

A pouco mais de 33km da capital, Maceió, a Barra de São Miguel conta com uma boa estrutura, que a faz ser escolhida como destino de lazer de muitos alagoanos, turistas de todo o Brasil e de fora também. Tem como seus principais atrativos turísticos praias paradisíacas e piscinas naturais, de águas cristalinas e areia fina, um lugar ideal para curtir e relaxar com toda a família. Uma das maiores formações de corais está localizada na Barra de São Miguel.

Além da praia de beleza inigualável, a Barra de São Miguel conta com passeios de barcos que leva à praia do Gunga e à lagoa de Roteiro, além de esportes radicais como o flyboat, parapente e flyboard.

 

 

HISTÓRIA

Até a metade do século XVI, a área onde atualmente é a Barra de São Miguel foi habitada pelos índios Caetés, que protagonizaram uma cena histórica ao devorarem o Bispo Dom Pero Fernandes Sardinha, que veio de Portugal para catequizar a região. O bispo trazia a imagem de Nossa Senhora Santana, que hoje é a padroeira da cidade. Por ser de excelente localização, a área, transformou-se num movimentado núcleo de pescadores.

Em 1963 a Barra de São Miguel desmembrou-se de São Miguel dos Campos, elevando-se à condição de município.

A Barra é considerada a cidade balneária mais badalada de Alagoas, por sua beleza natural, diversificada com praias de águas cristalinas e ilhas de manguezais. A cidade destaca-se também pelos campeonatos esportivos que promove todos os anos: de Pesca de Arremesso, Enduro de moto e Jeep, nordestino de surf e mountain bike. Festivais também agitam a cidade: Festival de música, Carnaval, festas juninas, festa da padroeira Nossa Senhora Santana e Emancipação.

Boa parte da praia principal de Barra de São Miguel possui uma extensa barreira de recifes, que, na maré baixa, amansa o mar, formando uma enorme piscina natural de águas calmas, cristalinas e azuis.

Durante a maré alta e no trecho esquerdo da praia, onde não existe a proteção dos arrecifes, as ondas fortes são propícias à prática de surfe. Do outro lado da barra, margeando a faixa de areia, a Lagoa do Roteiro tem um vasto manguezal intocado.

Do Mirante Alto de Santana, é possível ver o magnífico cenário de Barra de São Miguel, onde sobressai o intenso azul do oceano, junto à barra ornamentada por coqueirais plantados em toda a orla, até Maceió.

GALERIA DE FOTOS